#CaminhosEcológicos

Texto sobre a riqueza natural da região

BOM JARDIM

Refúgio Pedra Aguda

Localizado no distrito de Barra Alegre, com chalés no estilo rústico e cercados por uma vegetação de Mata Atlântica, o sítio da Pedra Aguda é o lugar ideal para os que buscam contato com a natureza e desfrutar de uma paisagem exuberante, além de desfrutar de piscina natural e comida caseira.

Tibá (Instituto de Tecnologias Intuitivas e Bioarquitetura)

Próximo ao Município de Bom Jardim, o Instituto TIBÁ está organizando oficinas mensais com especialistas de renome em design intuitivo, bioarquitetura, construção com bambu, bioconstrução, agrofloresta e PANCs (plantas comestíveis não convencionais), além de oferecer consultas para projetos arquitetônicos.

Antiga Torre de TV

Localizada na subida do bairro Bela Vista, seguindo por uma estrada de chão de fácil acesso em uma caminhada leve e voltada para os que buscam contato em meio a natureza, além de possibilitar a observação de pássaros e desfrutar de uma vista única da cidade.

DUAS BARRAS

Mirante Vale Encantado

Oferece uma bela vista típica da Região Serrana e seus vales. A estátua em homenagem ao filho ilustre de Duas Barras, o cantor Martinho da Vila, pesa quase 200 quilos e tem 1,74m de altura. A escultura é assinada pelo cartunista Ique, responsável pelas estátuas de Michael Jackson, no Morro Santa Marta, e do Chacrinha, no Jardim Botânico, ambas no Rio de Janeiro.
A estátua do sambista está encravada no mirante Vale Encantado, que é citado na música Meu Off Rio, escrita e cantada por Martinho da Vila.
Localização: RJ-144, Duas Barras - RJ.

Cachoeira pedra branca

Espaço de lazer, restaurante e chalés para diárias. Possui cachoeira, lago, animais e muito espaço para descansar e se divertir.

Uma área muito bonita com um visual muito especial que transmite uma paz e uma sensação agradável.
Endereço: Estrada Duas Barras Carmo Km 3 Zona Rural, Duas Barras - RJ, 28650-000

Telefone: (22) 99204-1327
Email: lutterbachpinto@yahoo.com.br

Fazenda do Penedo

Está situada entre as montanhas de um belo vale escondido, com rios e mata nativa, sendo um refúgio perfeito para aqueles que procuram tranquilidade, boa gastronomia e segurança. Dentro das montanhas que rodeiam a propriedade há muitas opções de caminhadas, passeios a cavalo e trilhas para trazer o visitante o mais próximo do ambiente natural. Outras atividades de lazer como futebol e camping também estão disponíveis.

Atendimento: Segunda a sexta mediante a confirmação, sábado e domingo das 10 às 16 horas.

Para grupos é necessário contato para confirmação e a visita interna na sede é cobrada.

CARMO

Parque Municipal do Livramento

 o Parque Municipal do Livramento encontra-se no Município de Carmo/RJ, localizado no Vale do Paraíba do Sul. Parte do Município está na Região Hidrográfica IV – Piabanha e parte na Região Hidrográfica VII – Rio Dois Rios, fazendo limites com os Municípios de Sapucaia, Sumidouro e divisa do Estado do Rio de Janeiro com Minas Gerais, tendo o Rio Paraíba do Sul como limite estadual integrando o Bioma Mata Atlântica. A criação do Parque tem como objetivos principais: a preservação do bioma Mata Atlântica e oferecer oportunidades de visitação, aprendizagem, interpretação, educação, pesquisa, recreação, inspiração, relaxamento, assim como incrementar o turismo.

Túnel que chora

O Túnel tem aproximadamente 100 m de extensão, 5m de largura e 3,5m de altura sendo todo de pedra, sem qualquer revestimento. O Túnel encontra-se no estado de rocha bruta, sendo possível observar o trabalho artesanal feito pelos trabalhadores em sua escavação. Foi construído na condição de dar passagem à antiga Maria Fumaça. O túnel está localizado próximo a várias nascentes, onde suas águas se infiltram, o que seriam as lágrimas do túnel em seu interior.

Pedreira da Prata

Localizada em Córrego da Prata, segundo distrito de Carmo, é um grande atrativo turístico com trilha ecológica, onde é possível avistar do seu topo o Estado de Minas Gerais e o Rio Paraíba do Sul, além de algumas cidades da região! Durante a trilha é possível observar sua beleza exuberante com muitas árvores e é possível encontrar animais pelo caminho!

Pedra Branca

Pedra-Branca, Carmo, RJ. Lugar de paz e tranquilidade e com a melhor vista da região.

CONCEIÇÃO DE MACABU

RPPN Águas Claras

Localizado na Cachoeira da Amorosa, trata-se  de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural às margens do Rio Carukango, com aspectos naturais bem conservados e histórias.

Cachoeira da Amorosa à Cachoeira da Fumaça

Trilha de curta duração, porém, com certo grau de dificuldade, mostrando as duas principais cachoeiras da região, seus aspectos naturais e lendários.

Torre da FEEM

Caminhada ao ponto culminante do município, com 979 metros, cercado pelo verde de uma densa floresta tropical.

SANTA MARIA MADALENA

Mirante do Cruzeiro /Centro

Uma bela caminhada de aproximadamente 800m de altitude, com lindas paisagens e a contemplação da beleza de todo centro da cidade, além da apreciação ao monumento do cruzeiro que é o foco do passeio.

Mirante da Torre/Centro

O morro é assim chamado em função de ser o local onde se encontra instalado a torre de sinal que atende o Município. Possui vista panorâmica da cidade e parte da zona rural. Com o bom tempo pode-se ver o farol em Macaé e até as luzes das cidades de Macuco e Itaocara.

Pôr do Sol da Serra da Fortaleza (Jardim Nova Madalena)

Local de acesso público de vista privilegiada para as cadeias de montanhas para observação do nascer e pôr do Sol.

Pôr do Sol da Vila Maria – Serra da Harmonia (Parque Itaporanga)

Local de acesso público de vista privilegiada para as cadeias de montanhas para observação do nascer e pôr do Sol.

Pôr do Sol da Vila Maria – Serra da Posse (Parque Itaporanga)

Local de acesso público de vista privilegiada para as cadeias de montanhas para observação do nascer e pôr do Sol.

SÃO SEBASTIÃO DO ALTO

Pedra de Santa Irene

Formação rochosa de granito onde os moradores dizem terem visto de forma recorrente a imagem da Santa. O local é visitado por muitos devotos para meditação e orações, na esperança de contemplar a imagem da Santa. A formação rochosa está inserida em magníficas paisagens de mata, onde as montanhas se perdem de vista devido à altitude. É ideal para prática de rapel e escalada.

Localização: Rua Sebastião Mariano de Oliveira, bairro Santa Irene, São Sebastião do Alto-RJ

Encontro dos rios

Belíssimo e singular espetáculo da natureza fluvial, onde as águas mais claras do Rio Grande se encontram com as escuras do Rio Negro, formando o Rio Dois Rios. O encontro ocorre na zona rural do Município de São Sebastião do Alto, na comunidade conhecida como Guarani, localizada no 3º Distrito, ao norte do Estado, no limite com os Municípios de Itaocara e São Fidélis.

Localização: Rodovia RJ-116 estrada vicinal Guarani, zona rural, Ipituna, 3º Distrito de São Sebastião do Alto-RJ

Barragens no Rio Grande

Localizado em dois pontos do curso do Rio Grande, encontram-se duas Pequenas Centrais Hidrelétricas, a PCH São Sebastião do Alto (com 13 MW de potência instalada) e Caju (com 10 MW de potência). As PCHs formam dois grandes lagos propícios à prática de esportes aquáticos e ao desenvolvimento do turismo ecológico sustentável. Com o reflorestamento da mata ciliar e sua permanente preservação, espécies características da Mata Atlântica estão mais presentes nesse habitat. Seus atrativos cênicos singulares favorecem as atividades educativas e recreativas voltadas aos princípios ecológicos.

Localização PCH São Sebastião do Alto: situada a apenas 4,5 km do centro da cidade, sentido Rua Maria Faustina da Conceição.
Localização PCH Caju: situada a 27 km do centro da cidade, RJ-116, estrada vicinal de Cabeceiras do Valão do Barro, 2º distrito de São Sebastião do Alto-RJ.

APA Esperancinha

Área de proteção ambiental permanente criada pelo decreto municipal nº 1.000, de 19 de fevereiro de 2008. Com 515.274 m², possui fins de disciplinar o processo de ocupação urbana e proteger a diversidade biológica, assegurando a sustentabilidade dos recursos naturais.

Localizada a apenas 850 metros do centro de São Sebastião do Alto, a unidade de conservação possui mata reflorestada com espécies nativas, nascente de água potável, além de várias espécies da Mata Atlântica, como alguns primatas bugio e sagui-da-serra-escuro. Possui trilha para caminhada até o topo da APA, de onde se pode avistar, de um mirante natural, o grande lago formado pela barragem da pequena central hidroelétrica São Sebastião do Alto, no Rio Grande.

Localização: Rua Sebastião Carlos Miliose Montechiari, centro, São Sebastião do Alto-RJ

Contato: (22) 2559-1160

E-mail: secmeioambientessalto@hotmail.com

Horto florestal

Fundado em 1° de abril de 1966, tem seu patrimônio ambiental preservado com grande variedade de espécies vegetais. Ocupa uma área de treze alqueires de mata, sendo o segundo maior horto do Instituto Estadual do Ambiente. Com diversidade de espécies para a produção de sementes nativas e medicinais, também é habitat de uma grande variedade de pássaros e outros animais da vida selvagem.

Localização: Rua Cristiane da Silva, bairro Bela Vista, São Sebastião do Alto-RJ

Contato: (22) 2559-1001

E-mail: hortoflorestalssalto@gmail.com

Agroturismo

Com grande extensão de terras entre os rios Negro e Grande, nossas lavouras e pomares estão presentes em grande parte nas paisagens rurais do Município. O convívio com nossas tradições seculares de produção agrícola, oferecem uma vivência mais genuína com a natureza. A experiência didática de contato com o interior de uma lavoura gera sensações únicas de entendimento da dinâmica do espaço rural. Frequentemente são organizados grandes eventos do agronegócio no Município, conhecidos como Dia de Campo. Nesses eventos, várias empresas se associam e se organizam para receber uma diversidade de públicos com objetivo de divulgar suas tecnologias e práticas sustentáveis voltadas ao meio rural, permitindo ao participante a interação ativa com as formas de produção e manejo de mudas e equipamentos.

SUMIDOURO

Cascata Conde D'eu

A maior queda do estado e também relatada na Obra-prima do escritor José de Alencar, O Guarani, Romance de Ceci e Pery;

Cavernas

Um exemplo é a Toca do Toxodonte, uma das mais importantes do Brasil desde a descoberta de um fóssil de um ser pré-histórico da Era do Gelo. Está localizada na Pedra de Santa Rita, na localidade de Campo Leal

São Caetano

Bem no coração da cidade,  existem várias cavernas onde se encontram utensílios indígenas com trilhas de fácil acesso, um visual "sem igual" e banhos de rio. No lugar, encontra-se a Pedra da Torre, tida como a Terceira melhor rampa de prática de voo livre do Estado.

Trilha dos Túneis Três Irmãos

Construção de 1888 que interliga a localidade de Murinelli à Dona Mariana, com estações sólidas e preservadas da sua época de construção, rica em visual e com visitação recorrente para Trekking, Off-Road's, prática de voo livre, cavalgadas, pedaladas, observação de pássaros, borboletas e plantas, sendo de fácil acesso para a passagem de vários veículos.

TRAJANO

Serra das Almas

A comunidade de Serra das Almas está feliz com a sua nova descoberta feita pelos amantes de vôo de parapente. É que a localidade, situada na região  que liga o 4º distrito de Trajano de Moraes, proporciona uma ótima qualidade para a realização de esportes radicais. O parapente, sozinho ou em dupla, tem levado ao êxtase dezenas de amantes do  vôo, sendo um esporte seguro e que proporciona grande sensação de liberdade.

Pico Móleson

Montanha localizada na divisa de Trajano de Moraes e Macaé, com acesso pela localidade conhecida como Alto Macabu, bem próxima ao distrito de Lumiar e Sana e que traz uma história muito interessante, além de possuir detalhes marcantes. Seu nome liga a história da colonização do Brasil e, além disso, é a montanha mais alta do Norte do Estado, com quase 1900 metros de altitude.

O trecho de Mata Atlântica é exuberante, mata fechada com bromélias, orquídeas e árvores imensas e durante a trilha, a quantidade de pássaros é impressionante, com cantos de trinca-ferros, arapongas e surucuás de barriga amarela, jacus entre outros.  Chegando ao ponto mais elevado, uma altitude de 1860 metros, se tem uma visão do Oceano Atlântico e de outras cidades. Essa montanha ficou desconhecida por quase 200 anos e os primeiros colonos europeus no Brasil a avistaram e a nomearam com o mesmo nome de outra montanha magnífica. Esse é, portanto, um chamado a todos os aventureiros.

Mirante do Visual

Travessia da Serra da Boa Vista

Caminhos da mata atlântica

Trajano de Moraes está incluído no trajeto do “Caminho da Mata Atlântica”. A trilha de 4 mil quilômetros tem seu limite norte do Parque Estadual do Desengano e se estende até os cânions do Parque Nacional dos Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul

Em Trajano, o Caminho passará pela travessia da Boa Vista, na Serra das Almas, pela região do Alto Macabu e fará a trilha Sodrelândia, que passa por uma das cachoeiras mais bonitas do Município terminando na Floresta Estadual José Zago (antigo Horto Florestal). Deste ponto a trilha cruza a área central da cidade antes de seguir em direção à Pedra do Bufão, já no Município de Santa Maria Madalena

Cachoeira Graças a Deus

A cachoeira possui altura aproximada de 80 metros e 4 quedas. Suas águas são transparentes e de temperatura fria. No fim da queda, há formação de piscina e excelente ducha natural. Na margem direita, possui uma pequena praia lacustre. Durante o percurso do córrego, encontram-se mais 3 piscinas e 4 quedas, proporcionando ótimos locais para banhos, com diversas duchas naturais. Esse trecho é todo ladeado por rochedos, aumentando a beleza local. Sua paisagem circundante é composta de diversas espécies de árvores, dentre elas: quaresmas, embaúbas brancas e pretas, fedegosas, bananeiras e eucaliptos. O nome do atrativo origina-se do fato da trilha de acesso ser íngreme, e as pessoas, ao chegarem no local, exclamarem: Graças a Deus! Propícia para o turismo de aventura e a visita de mochileiros

Cachoeira das Neves - Visconde de Imbé

A cachoeira possui altura aproximada de 30 m e apresenta 4 quedas. Suas águas são limpas, claras e de temperatura fria. Em seu decorrer há um escorrega e diversos poços onde há possibilidade de banho. No meio há uma formação rochosa, que origina um pequeno chafariz. A vegetação circundante é escassa, por ser um descampado. Destaca-se apenas o pasto e a RJ-174.

Cachoeira da Laje – Amorosa

Cachoeira do Poço Fundo (corredeiras) – Maria Mendonça

Poço da Jamaica – Amorosa

Represa da Tapera

Poço da Lontra – Amorosa

Cachoeira da Roncadeira

Cachoeira da Bonança

A cachoeira apresenta altura aproximada de 35 m e diversas quedas pequenas, sendo três principais. As águas são claras e de temperatura fria. O local é circundado por imensos rochedos propícios aos banhos de sol. Na 2ª queda, há formação de ducha e piscina natural. O córrego é encachoeirado, proporcionando uma bela vista. A paisagem circundante é formada por paineiras, eucaliptos, lavoura de milho e pasto

........