#CaminhosdaFé

Texto sobre a riqueza do patrimônio histórico e religioso

BOM JARDIM

Igreja de São José

Paróquia mais antiga do Município situada no distrito de São José do Ribeirão. Fundada em 1857 esta funciona sob inovação de Nossa Senhora da Conceição. Em seu entorno encontram-se a gruta Nossa Senhora de Lourdes, casas residências e comércio local

Igreja Matriz

Construída no início do século XX e reflexo da religiosidade de Bom Jardim, a igreja que está localizada no Centro da Cidade de Bom Jardim possui uma peculiaridade no relógio de numeral romano: o número 4 é representado por IIII, ao invés de IV, pois haviam questões estéticas na época.

Capela Sant’Anna

Inaugurada em 1932 e localizada no distrito de Banquete no Município de Bom Jardim,  a capela traz em sua arquitetura singela a sensação de aconchego e sossego, sendo um espaço de fé e conexão com Deus.

DUAS BARRAS

Capela de São Sebastião

A Capela de São Sebastião é um lugar de festas religiosas tradicionais da cidade. A capelinha é de um charme todo especial e seus vitrais chamam a atenção de quem passa. Na capela encontra-se também o túmulo do Padre Arthur, uma figura muito importante da história religiosa de Duas Barras.
A Capela está situada na localidade da Boa Vista, RJ-144 Duas Barras/RJ

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

Construída no tempo áureo do café, na época dos chamados barões do café, mais precisamente entre os anos de 1850 e 1855, conforme inscrições gravadas nas pedras em frente às escadarias frontais de acesso ao templo, a igreja bibarrense surpreende por sua imponência e arquitetura no estilo colonial. Repleta de histórias e significados, expressão da fé do povo bibarrense, que desde o tempo da antiga Vila Tapera, nome de origem da cidade, evolui em volta da pequena capela construída em terreno doado para a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, pelo padre José.

Recanto do Cruzeiro

O projeto da construção do Cruzeiro surgiu em 2020, um antigo sonho do Senhor José Gonzaga Zavoli e sua esposa em homenagem a Pedro Marcelino Zavoli, seu filho falecido. Contou com o apoio da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, junto ao Padre Yves e ainda doações do Senhor Jairo Wermelinger.
O Cruzeiro é um lugar de oração, meditação e encontro com Deus, ponto de visitação com uma paisagem deslumbrante e única, estando localizado na estrada Carmo/Duas Barras no Sítio Alto da Ratoeira.

Cruzeiro da Santa

Construído há muitos anos o “Cruzeiro da Santa”, como é conhecido pela comunidade de Monnerat, é uma homenagem à Nossa Senhora Aparecida. Na localidade encontra-se a Pedra Santa, um lugar de oração, meditação e reflexão. Reformado há pouco tempo pelo atual prefeito Dr. Fabrício, devido a um temporal que o derrubou, o cruzeiro se localiza na rua do cemitério subindo o morro.

SÃO SEBASTIÃO DO ALTO

Igreja de São Sebastião

Criada em 28 de setembro de 1855, quando o Município foi elevado à categoria de freguesia, possui um acervo de livros históricos preservados, com os primeiros registros das atividades paroquiais datados de 24 de agosto de 1855, onde se encontram apenas os nomes de pessoas livres. Já a partir de 1857, começam a ser registrados também os nomes de escravos nas atividades da paróquia. A imponente torre lateral foi construída em 1962 com doações dos fiéis altenses. A capela do batismo, localizada do lado esquerdo da nave, possui um lindo vitral retratando João Batista batizando Jesus no rio Jordão e uma pia batismal esculpida em mármore branco. No altar, estão inseridas as relíquias do Papa São Sisto I e Santa Felicidade. Uma belíssima imagem de São Sebastião esculpida em madeira e uma singular imagem de Maria Virgo Virginum também ornamentam o presbitério.

Localização: Rua Largo da Matriz, nº 55, centro, São Sebastião do Alto-RJ.
Contato: (22) 2559-1141.
E-mail: paroquia.alto@gmail.com

Capela de Santa Irene

É um dos pontos turísticos mais famosos do Município. A primeira capelinha foi construída de forma bem simples no ano de 1958. Após relatos de vários milagres por intercessão da Santa, desde sua aparição em 1905, foi lançada a pedra fundamental e a campanha para sua construção, com a presença do Bispo Diocesano D. Henrique Mourão e uma multidão de fiéis. Como a construção da primeira capelinha foi em um local muito alto e descampado, uma grande tempestade a destruiu, entretanto, a imagem em gesso da Santa e o crucifixo que ornamentavam a parede do altar, permaneceram intactos em seu local original, motivando a população a começar o projeto de reconstrução de uma nova capela. A segunda capela foi construída no ano de 1963, em uma área abaixo do local da primeira, conhecido como gruta de Santa Irene, uma elevação rochosa de onde se pode ver a Pedra de Santa Irene, onde os devotos dizem ter visto a imagem da Santa.
Localização: Rua Sebastião Mariano de Oliveira, bairro Santa Irene, São Sebastião do Alto-RJ

Pedra de Santa Irene

Formação rochosa de granito onde os moradores dizem terem visto de forma recorrente a imagem da Santa. O local é visitado por muitos devotos para meditação e orações, na esperança de contemplar a imagem da santa. A formação rochosa está inserida em magníficas paisagens de mata, onde as montanhas se perdem de vista, devido à altitude. É ideal para prática de rapel e escalada.

Localização: Rua Sebastião Mariano de Oliveira, bairro Santa Irene, São Sebastião do Alto-RJ

Monte Santo

Atrativo onde está localizada a imagem, em tamanho real, de Nossa Senhora das Graças. O local reúne periodicamente grupos de orações e está situado em uma das mais altas montanhas da cidade. Com uma vista privilegiada do nascer e pôr do sol no horizonte serrano, dá-nos a impressão de proximidade do céu.

Com tamanha altitude, pode ser observado a Serra do Deus Me Livre, que percorre uma grande área entre os rios Grande e Negro, por toda extensão do Município. O local, além do atrativo pela fé, apresenta grande potencial para saltos de parapente na modalidade voo livre, devido às suas circunstâncias favoráveis de correntes de ar ascendentes, podendo o praticante manter-se no voo por períodos prolongados.

Local: Rua Sebastião Mariano de Oliveira, bairro Santa Irene, São Sebastião do Alto-RJ

Capela de Santa Luzia

Localizada no 3º distrito, em Ipituna, a capela é ornamentada com vitrais coloridos comparados ao estilo gótico. Abaixo do altar está presente um relicário com uma relíquia de Santa Luzia. O relicário fica exposto em um nicho de vidro com um fragmento do osso da santa italiana para veneração dos devotos.
Localização: Avenida Humberto Soeiro de Carvalho, Ipituna, 3º distrito de São Sebastião do Alto-RJ
Contato: (22) 2556-1188 / Whatsapp: (22) 92000-9061

Capela de São Fidélis

localizada em Ibipeba, 4º distrito de São Sebastião do Alto, a capela de São Fidélis é rica em obras de arte. Além de possuir suas portas frontais ornamentadas com vitrais semelhantes ao estilo gótico, um afresco foi criado no altar representando a vida inspiradora do franciscano capuchinho Fidélis de Sigmaringa. No teto há uma reprodução do afresco de Michelangelo “Deus aproximando-se para tocar Adão” (1511). Ambas, respectivamente, criadas e reproduzidas pelo artista plástico Henrique Resende.

No presbitério, também está presente uma relíquia do santo e um fragmento de osso que fica exposto em um relicário na parede logo abaixo da imagem do padroeiro para veneração dos devotos.

Localização: Rodovia RJ-116, km 177, Ibipeba, 4º distrito de São Sebastião do Alto-RJ

Contato: (22) 2556-1188 / Whatsapp: (22) 92000-9061

Mosteiro da Ressurreição

Localizado em uma sinuosa serra de pedras, em meio a resquícios da Mata Atlântica, foi fundado e inaugurado por Dom Clemente de Isnard, da ordem de São Bento em 22 de outubro de 1978.

No local, de excessiva paz e reflexão, ocorrem celebrações de missas, acolhimento da liturgia diária e retiros espirituais católicos. Atualmente o Mosteiro é administrado por freiras da Fraternidade Arca de Maria, que o renomearam de Mosteiro do Espírito Santo.

Localização: Rua Maria Faustina da Conceição, nº 341, centro, São Sebastião do Alto- RJ

Contato: (22) 99798-6640 / (21) 98740-2894

E-mail: mosteiroespiritosanto@arcademaria.com

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Localizada no início da escadaria da Igreja de São Sebastião, foi construída em 1950 utilizando sacos de areia, goma de cimento e carinhosamente revestida de pedras de seixo natural. Todos que ali passam em seus momentos de orações, experimentam a sensação de bem estar, tranquilidade e de aconchego.
Localização: Rua Dr. Julio Vieitas, centro, São Sebastião do Alto-RJ

Igreja de Nossa Senhora do Livramento

Constituída em 12 de outubro de 1976, durante os festejos de Nossa Senhora Aparecida, a igreja possui arquitetura em estilo colonial clássico e está localizada em Valão do Barro, 2º Distrito de São Sebastião do Alto. No presbitério possui uma linda imagem da Santa, de forma e expressão artística traduzidas em um desenho único.

Em seu jardim há um lindo monumento dedicado à Maria Mãe de Deus, sob invocação da Senhora do Livramento. Produzido em pó de mármore, está sobre uma rocha maciça de granito rústico. O monumento também faz referência ao nome do primitivo povoado de Nossa Senhora do Livramento do Valão do Barro, que originou o atual distrito.

Localização: Avenida Hélio Teixeira Vogas, centro, Valão do Barro, 2º Distrito de São Sebastião do Alto-RJ

Contato: (22) 2556-1188 / Whatsapp: (22) 92000-9061

Capela de Santa Teresinha

Localizada na comunidade de Cabeceiras de Valão do Barro, 2º Distrito de São Sebastião do Alto, possui arquitetura colonial e um belíssimo afresco do artista plástico Henrique Resende.

O painel artístico está presente no arco central da nave, de onde se pode avistar sua originalidade ao entrar na capela. A obra de arte recebeu do artista a legenda “Chuva de Rosas”, em referência a história da santa francesa da Ordem das Carmelitas, que momentos antes de sua morte, prometeu fazer cair sobre o mundo um mar de rosas.

Localização: Rodovia RJ-116, estrada vicinal Cabeceiras de Valão do Barro, 2º Distrito de São Sebastião do Alto-RJ

Contato: (22) 2556-1188 / Whatsapp: (22) 92000-9061

SUMIDOURO

Igrejas e capelas do século XIX

TRAJANO DE MORAIS

Comunidade Mãe Rainha - Lagoinha: (sem descrição)

Capela Nosso Senhor dos Passos – São Francisco de Paula: (sem descrição)

Capela Nossa Senhora Aparecida – Tapera: (sem descrição)

Igreja Presbiteriana – Retiro – Visconde do Imbé: (sem descrição)