#CaminhosRurais

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

BOM JARDIM

Espaço Minha Glória

Está situado em meio à natureza, em um cenário de beleza singular, oferecendo uma estrutura completa e versátil no estilo rústico atrelado ao ambiente rural. Oferece passeios de charrete, cavalo e quadriciclo, além de possuir piscina, sauna e um mini zoológico com diversos animais exóticos.

Fazenda Café Monthal

Localizada no distrito de Barra Alegre a fazenda, onde é produzido o Café Monthal está em uma altitude acima de 800 metros, sendo reconhecida pelo seu café, leite, queijo e bolinho de chuva. Periodicamente abre as portas para um tour de experiências, onde através de visitas guiadas o visitante pode conhecer um pouco da cultura do campo e as etapas do processo de produção do café. A Fazenda é de propriedade particular e as visitas são em grupos diretamente agendadas com a proprietária, Eleonora Erthal.

Sítio da Goiaba

Situado no distrito de São José, Laranjal de Cima, o sítio da Goiaba produz deliciosas goiabadas e doces de fabricação caseira estando sob o comando do casal Antônio e Railda Schott. Ambos participam de todo o processo de produção, que vai desde a colheita da goiaba, passando pela produção dos doces até a venda do produto.

Cachaça Eller

A cachaça Eller é produzida pela família Eller desde 1915 em barris de cobre no distrito de São José do Ribeirão. No local o visitante poderá ter a experiência de acompanhar a produção da cachaça, desde a moagem até seu armazenamento nos barris. Ao final do processo, o visitante ainda terá a oportunidade de degustar o produto.

Jorge Tardem

Com uma história iniciada em meados do século XIX quando seu primeiro proprietário chega ao Brasil, sendo descendente da leva de suíços e franceses que vieram para o país, a  Fazenda Jorge Tardem é destinada à atividade turística, com piscinas de água corrente, além possuir hospedagem e abrigar um restaurante em suas dependências.

DUAS BARRAS

Parada Wermelinger (doces artesanais):

A atração nesta parada são os doces caseiros e os doces cristalizados feitos artesanalmente pela família Wermelinger, que é descendente de suíços. A fábrica fica atrás da casa da família em um terreno com árvores frutíferas plantadas pelos próprios Wermelinger.
Endereço: RJ-144 Duas Barras - RJ.

 

Fazenda do Penedo

Está situada entre as montanhas de um belo vale escondido, com rios e mata nativa, sendo um refúgio perfeito para aqueles que procuram tranquilidade, boa gastronomia e segurança. Dentro das montanhas que rodeiam a propriedade há muitas opções de caminhadas, passeios a cavalo e trilhas para trazer o visitante o mais próximo do ambiente natural. Outras atividades de lazer como futebol e camping também estão disponíveis. O casarão foi construído em 1881, sendo um espetáculo à parte, e composto por 18 cômodos, além de possuir um certo glamour e luxo, e um ambiente aconchegante para socializar. Um dia na Fazenda Penedo é como uma experiência de voltar no tempo, sendo algo mágico! Também será encontrado na fazenda uma linha completa de cachaça e licores artesanais de fabricação própria.

Atendimento: Segunda a sexta mediante a confirmação, sábado e domingo das 10 às 16 horas.

Para grupos é necessário contato para confirmação e a visita interna na sede é cobrada.

 

CARMO

Fazenda Nossa Senhora da Conceição

Construída a partir de 1840 a fazenda Nossa Senhora da Conceição, a cerca de 3 km do centro do Carmo, é um belo testemunho do período áureo cafeeiro vivido pela região.

Fazenda da Quinta

O ciclo do café da Fazenda da Quinta se desenvolve com a agricultura, sobretudo arroz, feijão, milho, mandioca, cana-de-açúcar, a pecuária de leite e corte e com a cachaça. A Cachaça da Quinta vem sendo produzida por três gerações da mesma família desde 1923, por Francisco Lourenço Alves, José Ramos Alves e Katia Alves Espírito Santo. Atualmente a Cachaça da Quinta encontra-se posicionada como marca de produtos de elevado padrão de qualidade em mercados exigentes no exterior e no Brasil. Todas as versões da Cachaça da Quinta são premiadas nacional e internacionalmente, encontrando-se classificadas entre os melhores destilados do mundo.

Fazenda Santa Fé

A Fazenda Santa Fé foi construída por volta de 1840 possuindo impressionante estrutura de produção que reunia toda a tecnologia necessária para o beneficiamento dos grãos colhidos em seus cafezais. Na fazenda havia uma capela para dispor os sacramentos e catequeses ministradas por Zélia Jerônymo que buscava adquirir escravos de outras fazendas que sofriam maus-tratos e lhes dava cuidados médicos. Frequentemente eram concedidas cartas de alforria em datas religiosas ou como recompensa, além disso, as senzalas tinham compartimentos distintos para homens e mulheres. Zélia se tornaria “Irmã Maria do Santíssimo Sacramento”, tomando o hábito a 22 de janeiro de 1918. Cumprindo seu destino, ela viria a falecer no dia 8 de setembro de 1919, sendo sepultada no Cemitério São João Batista, em Botafogo. No entanto, sua fama de santidade se espalhou entre os católicos do Rio de Janeiro, tornando-se frequente a ida de fiéis a seu túmulo para orar, pedir e agradecer pelas bênçãos recebidas. A fazenda ainda tem um Sítio Arqueológico de um cemitério de escravos, datado de 1835.

Fazenda Nossa Senhora da Glória

A fazenda nos tempos áureos do café era extremamente bem equipada para o beneficiamento da colheita. Erguida sobre base de pedra, representou o máximo de desenvolvimento cafeeiro em terras carmenses.  A casa sede possuía estrutura em gaiola de madeira com fechamento de pau a pique até 1930.

Fazenda São Lourenço - Porto Velho do Cunha

É mencionada como cafeicultora no Carmo a partir de 1853. A imponente sede tem embasamento de pedra e estrutura em gaiola de madeira, com o fechamento das paredes superiores em pau a pique. A estrutura principal do casarão tem vão guarnecido de umbrais com capitéis, verga e sobreverga em pedra talhada, e uma placa esculpida e data de 1865.

Fazenda São Lourenço - Porto Velho do Cunha

É mencionada como cafeicultora no Carmo a partir de 1853. A imponente sede tem embasamento de pedra e estrutura em gaiola de madeira, com o fechamento das paredes superiores em pau a pique. A estrutura principal do casarão tem vão guarnecido de umbrais com capitéis, verga e sobreverga em pedra talhada, e uma placa esculpida e data de 1865.

SANTA MARIA MADALENA

Represa da Tudelândia (Terras Frias)

A represa de cima é formada por águas cristalinas nascidas na região do vermelho, em torno do parque do Desengano e propícias ao banho. Esta água, rica em minerais, faz parte do excedente da água que abastece o Município de Santa Maria Madalena.

Poço Escorrega (Terras Frias)

O escorrega é formado pela erosão das rochas e piscinas naturais de águas calmas e muito frescas. Ao redor só encontra-se a tranquilidade das matas e o canto dos pássaros.

Poço do Elias (Ribeirão Santíssimo)

Local tranquilo, propício para se estar em família, com estacionamento pequeno e uma armazém.

Poço do Nilsinho (Ribeirão Santíssimo)

Local tranquilo, propício para se estar em família, com estacionamento pequeno e um barzinho.

Pousada Rural São Gerônimo (Ribeirão Santíssimo/ Próximo ao escorrega)

A pousada oferece um ambiente tranquilo e hospitaleiro onde se pode desfrutar de redes para um bom descanso, piscina natural, contato com animais da pousada, degustação de uma boa comida caseira, doces e licores produzidos na própria pousada. O espaço é rústico, muito aconchegante e organizado.

SÃO SEBASTIÃO DO ALTO

Agroturismo

Com grande extensão de terras entre os rios Negro e Grande, nossas lavouras e pomares estão presentes em grande parte nas paisagens rurais do Município. O convívio com nossas tradições seculares de produção agrícola, oferecem uma vivência mais genuína com a natureza. A experiência didática de contato com o interior de uma lavoura gera sensações únicas de entendimento da dinâmica do espaço rural. Frequentemente são organizados grandes eventos do agronegócio no Município, conhecidos como Dia de Campo. Nesses eventos, várias empresas se associam e se organizam para receber uma diversidade de públicos com objetivo de divulgar suas tecnologias e práticas sustentáveis voltadas ao meio rural, permitindo ao participante a interação ativa com as formas de produção e manejo de mudas e equipamentos.

Cavalgadas

As cavalgadas são muito comuns no município de São Sebastião do Alto e seguem por trilhas que margeiam as matas e riquezas hídricas, passando por córregos, rios e cenários naturais de considerável altitude, que possibilitam experiências únicas de contato com a natureza e bem estar. As comitivas de cavaleiros e amazonas, como são conhecidos os participantes, se organizam para essa manifestação cultural em forma de passeio, e são regularmente praticadas entre crianças e idosos.

Encontro dos rios

Belíssimo e singular espetáculo da natureza fluvial, onde as águas mais claras do Rio Grande se encontram com as escuras do Rio Negro, formando o Rio Dois Rios. O encontro ocorre na zona rural do Município de São Sebastião do Alto, na comunidade conhecida como Guarani, localizada no 3º Distrito, ao norte do Estado, no limite com os Municípios de Itaocara e São Fidélis.

Localização: Rodovia RJ-116 estrada vicinal Guarani, zona rural, Ipituna, 3º Distrito de São Sebastião do Alto-RJ

SUMIDOURO

Cascata Conde D'eu

A maior queda do estado e também relatada na Obra-prima do escritor José de Alencar, O Guarani, Romance de Ceci e Pery;

Cavernas

Um exemplo é a Toca do Toxodonte, uma das mais importantes do Brasil desde a descoberta de um fóssil de um ser pré-histórico da Era do Gelo. Está localizada na Pedra de Santa Rita, na localidade de Campo Leal.

São Caetano

bem no coração da cidade,  existem várias cavernas onde se encontram utensílios indígenas com trilhas de fácil acesso, um visual "sem igual" e banhos de rio. No lugar, encontra-se a Pedra da Torre, tida como a Terceira melhor rampa de prática de voo livre do Estado.

Trilha dos Túneis Três Irmãos

Construção de 1888 que interliga a localidade de Murinelli à Dona Mariana, com estações sólidas e preservadas da sua época de construção, rica em visual e com visitação recorrente para Trekking, Off-Road's, prática de voo livre, cavalgadas, pedaladas, observação de pássaros, borboletas e plantas, sendo de fácil acesso para a passagem de vários veículos.

Fazendas centenárias do Período Cafeeiro

Tais como a Fazenda Santa Cruz e a Fazenda Boa Vista, com receptividade com cachaça artesanal.

 

Ponte Seca

Construção de 1888, este viaduto com nove pilares, que era usado para o transporte com locomotiva, hoje em dia é um dos nossos atrativos, é uma "viagem" ao passado, na antiga estrada de ferro Leopoldina Highway.